Central de notícias

Concurso Receita Federal: secretário e ministro da Economia irão discutir aval em breve

13/08/2021

Compartilhe:

Temos um convite para você!

Agende uma conversa gratuita com um professor orientador e conheça a nossa orientação de estudos.

Agendar conversa gratuita

Boas notícias, concurseiros! De acordo com o Sindifisco Nacional, o secretário da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto, irá discutir o aval do concurso com o ministro da Economia, Paulo Guedes. 

Segundo a categoria, a Administração informou que o secretário ainda não discutiu a pauta com o chefe da Economia, mas que fará isso em breve. Até o momento, não há uma data para que esse encontro aconteça. 

Previsão de publicação do edital

No mês de julho, o Sindicato dos Auditores da Receita Federal informou que o edital da RFB deveria ser divulgado no mês de setembro. Já as nomeações dos aprovados, que estariam previstas para dezembro de 2021, deverão ocorrer em 2022.

Segundo o Sindifisco, o atraso na assinatura da autorização do edital da Receita Federal afeta diretamente o orçamento destinado à contratação de novos servidores. Inclusive, para que as nomeações ocorressem ainda neste ano, era necessário que o certame da RFB fosse lançado até o dia 7 de julho.

Confira a nota divulgada pelo Sindifisco:

“Por questões de ordem orçamentária, os recursos que estavam separados no orçamento de 2021 não podem ser alocados para nomeações no ano de 2022. Agora, de acordo com a administração da Receita Federal, o alvo será obter a autorização logo após a conclusão do PLOA 2022, que se define no Executivo em 31 de agosto de 2021, com a previsão de nova verba para o concurso. A expectativa é que o edital seja publicado em setembro próximo, possivelmente com as nomeações ainda no 1º trimestre de 2022“.

Provas no mesmo dia

Em reunião com o Subsecretário de Gestão Corporativa da Receita Federal, Moacyr Mondardo, e com a Coordenadora-Geral de Gestão de Pessoas, Denize Caderno, representantes do Sindireceita pediram que as provas de Auditor e Analista do concurso Receita Federal sejam aplicadas no mesmo dia.

De acordo com a categoria, o pedido para realização das avaliações na mesma data é com o intuito de evitar com que vagas de analista-tributário fiquem sem preenchimento ao término do concurso.

Em resposta, os dirigentes da Receita Federal informaram que o pedido já está sendo levado em consideração no planejamento do concurso.

“Autorização está próxima”

A autorização do concurso da Receita Federal está muito próxima. A informação foi divulgada pelo subsecretário-geral da RFB, Décio Rui Pialarissi, durante reunião com representantes do Sindifisco Nacional.

De acordo com as informações, o encontro contou com a presença do subsecretário-geral da Receita, do presidente do Sindifisco Nacional, Kleber Cabral, e do diretor de Assuntos Parlamentares da entidade, George Alex de Souza.

“Segundo Décio, foram superadas inúmeras dificuldades de ordem orçamentária e operacional, e a autorização está muito próxima, faltando apenas a concordância do secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mário Paes de Andrade”, disse o Sindifisco.

Ainda de acordo com o subsecretário, as  vagas previstas na autorização, e que devem ser contempladas no concurso da Receita, serão destinadas às fronteiras. Esse, inclusive, teria sido um pedido do próprio Sindifisco.

Vale lembrar que, na última semana, o pedido de realização do edital da RFB chegou à Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital.

É comum que os pedidos de editais passem por uma análise dessa unidade antes de receberem a autorização. O último passo é chegar ao Gabinete do Ministro.

Chegar ao setor de Desburocratização não significa que o certame será, com toda certeza, autorizado. Porém, é mais um passo que indica a possível autorização.

Pedido vem apresentando movimentações

O processo de autorização do concurso da Receita Federal chegou à Divisão de Planejamento e Seleção. Além disso, a última movimentação do processo informa que um e-mail foi enviado no dia 22 de junho.

Vale lembrar que, na semana do dia 16, o secretário especial da RFB, José Tostes, realizou duas reuniões com o ministro da Economia, Paulo Guedes. As pautas dos encontros não foram oficialmente divulgadas.

Órgão atualiza pedido de certame

A Receita Federal realizou algumas atualizações em seu pedido para realização de um novo edital. Os dados estão presentes em um documento enviado para a Gestão de Pessoas do Ministério da Economia.

Segundo as informações, anteriormente, a RFB solicitava 2.050 vagas. Agora, o pedido é para o provimento de 699 vagas, sendo 230 para Auditor-Fiscal e 469 para Analista-Tributário.

Além disso, no ofício, a Receita Federal solicita que o prazo entre o edital e a prova seja reduzido para, no máximo, dois meses, e não mais quatro meses, como era habitualmente. 

Em março, a Gestão de Pessoas do Ministério da Economia já havia reconhecido a necessidade da realização de um novo edital RFB.

Vale lembrar que esse ainda é um pedido para realização do concurso. Até o momento, nenhuma previsão para divulgação da autorização ou publicação do edital da Receita Federal foi oficialmente informada.

Fontes internas falam sobre concurso

De acordo com o site Direção Concursos, fontes internas da Receita Federal afirmam o otimismo na autorização do novo concurso do órgão, mesmo que com um número reduzido de vagas.

Segundo o site, a informação veio após a realização de uma reunião entre o Sindicato dos Auditores Fiscais da RFB e o secretário do órgão. No início de maio, o pedido de realização do concurso da Receita Federal apresentou seis novas movimentações.

Segundo as informações, a solicitação foi remetida pelo gabinete e passou, por exemplo, pelas unidades da Coordenação-Geral de Despesas com Pessoal e Sentenças e da Subsecretaria de Assuntos Fiscais.

Vale lembrar que o processo segue em tramitação no Ministério da Economia e ainda não há uma previsão de quando a pasta dará o aval para realização do certame da RFB.

Para mais informações sobre a última seleção do órgão, leia nosso artigo. 

Projeto LS cuida de você

Sabemos que para obter uma boa preparação não adianta possuir apenas a parte técnica e a dedicação. Precisamos ter um cuidado especial com a nossa mente e com o nosso corpo. Combinar boas horas de sono, uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas será o seu diferencial.

Pensando nisso, a LS criou o mais novo programa que irá aumentar a sua performance em todas as áreas da sua vida!

Apresentamos o projeto “LS CUIDA DE VOCÊ”.

A iniciativa tem como objetivo apoiar os alunos nas principais áreas da sua vida para que possam obter uma alta performance durante a sua preparação para o concurso público almejado.

A nossa missão não é somente aprovar o concurseiro, mas também cuidar dele até a hora da prova.

Nossa equipe é formada por especialistas (Psicóloga, Educador Físico e Nutricionista) que acompanharão semanalmente, de forma gratuita, todos os alunos da LS.

Clique aqui para mais informações.

Faça sua preparação conosco! Agende uma conversa gratuita com um professor orientador da LS.

QUER UMA CARREIRA PROMISSORA, ESTABILIDADE E OS SALÁRIOS MAIS COBIÇADOS?

Fale
conosco
Contrate agora