Central de notícias

Concurso Sefaz PR (auditor fiscal): regulamento do curso de formação é divulgado

19/10/2021

Compartilhe:

Temos um convite para você!

Agende uma conversa gratuita com um professor orientador e conheça a nossa orientação de estudos.

Agendar conversa gratuita

Boas notícias, concurseiros! No último dia 15 de outubro, foi aprovado e divulgado o regulamento do curso de formação para a carreira de Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Paraná. A etapa costuma ser a última do certame, antes da posse do aprovado.

De acordo com o documento, o curso terá duração de 288 horas e será composto por duas fases, ambas serão realizadas na capital do estado, Curitiba. Durante a segunda etapa, haverá atividades externas, que acontecerão em locais que serão informados ao longo do processo.

Segundo as informações, para ser aprovado no certame da Sefaz PR, além de alcançar as notas definidas nas provas aplicadas, o candidato deverá alcançar frequência mínima de 260 horas.

Durante o curso de formação, os candidatos ainda terão direito ao recebimento de bolsa-auxílio mensal no valor de R$7.171,94.

Concurso Sefaz PR

No mês de abril, em entrevista ao Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), o secretário da Sefaz PR, Renê Garcia Júnior, afirmou que um novo concurso para a pasta está programado para o próximo ano (2022). 

Segundo Júnior, diversos servidores do órgão estão prestes a se aposentar. “[Cerca de] 45% dos profissionais, seja Auditor ou analista fazendário, podem se aposentar, então nós teremos a necessidade de fazer um novo concurso”, informou.

Ainda de acordo com o secretário, ainda não se sabe o montante do novo certame, “se será para 100 pessoas, 60, 80, ou então fazer um concurso que entrem em partes”, explicou Renê.

Clique aqui para conferir a entrevista ao Sindafep.

Vale lembrar que em fevereiro, em resposta a um seguidor nas redes sociais, o secretário já havia informado que o novo concurso da Sefaz PR está previsto para ocorrer em 2022. 

Comissão formada

A Secretaria da Fazenda do Paraná formou uma nova comissão organizadora responsável pelo certame com vagas para Auditor Fiscal. Segundo publicação no Diário Oficial do Estado, a equipe deverá dar andamento, na medida do possível, aos trabalhos já realizados pela equipe anterior, que foi nomeada em 2019. 

Dentre as atribuições do grupo, destaca-se o estudo da necessidade de pessoal, número de vagas a ser oferecido, incluindo as áreas de especialização que demandam maior quantidade de auditores fiscais, e a escolha da banca organizadora. 

De acordo com o documento divulgado, a comissão terá 90 dias contínuos para a elaboração do termo de referência e regulamento.

No início deste mês, a Sefaz PR formou a comissão responsável pelo edital com vagas para Agente Fazendário da Secretaria da Fazenda do Paraná. 

Mudança nas etapas da seleção (Auditor)

De acordo com o documento divulgado no dia 18 de dezembro de 2020, pelo Diário Oficial do Paraná, o novo concurso para a Secretaria de Fazenda do estado terá uma etapa a menos que o último edital, publicado em 2012.

O certame terá apenas duas fases, e de acordo com a nova Lei Complementar nº 131, de 2010, os candidatos à carreira de Auditor Fiscal serão avaliados por meio de prova de conhecimentos e avaliação de títulos. 

Último edital

Realizado em 2012, o último concurso da Sefaz PR teve o provimento vagas para o cargo de Auditor Fiscal “A” divididas em:

  • 85 Ampla concorrência;
  • 5 Reserva para pessoas com deficiência;
  • 10 Reserva para afrodescendentes.

Para concorrer ao cargo era necessário possuir formação superior em qualquer área de conhecimento. Na época, a remuneração do cargo era de R$ 11 mil. 

O processo seletivo do cargo foi dividido em duas provas com os conteúdos:

  • P1
    • Tecnologia da Informação;
    • Conhecimentos Gerais.
  • P2
    • Direito;
    • Contabilidade e Auditoria.

Para mais informações, acesse o edital de 2012 do concurso Sefaz PR.  

Projeto LS cuida de você

Sabemos que para obter uma boa preparação não adianta possuir apenas a parte técnica e a dedicação. Precisamos ter um cuidado especial com a nossa mente e com o nosso corpo. Combinar boas horas de sono, uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas será o seu diferencial.

Pensando nisso, a LS criou o mais novo programa que irá aumentar a sua performance em todas as áreas da sua vida!

Apresentamos o projeto “LS CUIDA DE VOCÊ”.

A iniciativa tem como objetivo apoiar os alunos nas principais áreas da sua vida para que possam obter uma alta performance durante a sua preparação para o concurso público almejado.

A nossa missão não é somente aprovar o concurseiro, mas também cuidar dele até a hora da prova.

Nossa equipe é formada por especialistas (Psicóloga, Educador Físico e Nutricionista) que acompanharão semanalmente, de forma gratuita, todos os alunos da LS.

Clique aqui para mais informações.

Inicie já a sua preparação! Agende uma conversa gratuita com um professor orientador da LS.

QUER UMA CARREIRA PROMISSORA, ESTABILIDADE E OS SALÁRIOS MAIS COBIÇADOS?

Fale
conosco
Contrate agora