Central de notícias

Concurso TJ MG (servidores): edital pode ser divulgado ainda em 2021

23/09/2021

Compartilhe:

Temos um convite para você!

Agende uma conversa gratuita com um professor orientador e conheça a nossa orientação de estudos.

Agendar conversa gratuita

Boas notícias, concurseiros! De acordo com as informações, o edital do Tribunal de Justiça de Minas Gerais com vagas para servidores deverá ser divulgado ainda neste ano. A comissão da seleção já foi designada e, no momento, o órgão está na etapa de escolha da banca organizadora.

No final de agosto, o presidente do Sindicato dos Servidores da Justiça de Minas Gerais, Rui Viana, informou que o Tribunal de Justiça do Estado ainda precisava contabilizar as vagas e verificar o orçamento disponível para a realização do novo edital.

“Precisa tão somente agora definir as vagas a partir dos processos dos editais de remoção e verificar questões financeiras. Mas, há um empenho para que a gente tenha o maior número possível de nomeações no menor tempo possível”, disse o sindicalista no podcast Fala SERJUSMIG

Recentemente, o TJ MG abriu um processo de remoção interna, em que os atuais servidores podem mudar de lotação. Nestes casos, o órgão permite que os profissionais ocupem cargos vagos em diversas comarcas.

Após a conclusão da remoção interna, o Tribunal contabilizará as vacâncias que permanecem nas localidades. 

Resumo do concurso
  • Banca: em fase de contratação;
  • Cargos: área de apoio e magistratura (oficial, analista judiciário e juízes substitutos);
  • Vagas: número não informado;
  • Comissões: formadas;
  • Próximas etapas: elaboração do projeto básico e contratação da banca.
Presidente do TJ MG confirmou compromisso de realizar novos certames

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, voltou a confirmar a abertura de novos concursos para o TJ MG. A informação foi divulgada durante live transmitida em suas redes sociais.

Na presença de representantes sindicais, Lemes garantiu a nomeação de aprovados no concurso de 2017 do órgão e a realização de uma nova seleção em caráter amplo. A previsão é que o novo edital tenha o provimento de vagas para carreiras que não tenham mais concursos válidos.

Escolha da banca está em andamento

No mês de maio, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais informou que continuava com os preparativos para seu novo concurso com vagas para área de apoio e para magistratura.

De acordo com as informações, providências estavam sendo tomadas na Escola Judicial Edésio Fernandes (EJEF) para solicitação de abertura de processo licitatório para contratação da banca organizadora.

A licitação será realizada pela Diretoria Executiva da Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio. Com a contratação da banca, o tribunal poderá estabelecer o cronograma do concurso. 

“Espera-se que os editais possam ser publicados ainda este ano, mas dependerá do cenário da pandemia de COVID-19 que impacta na aplicação das provas dos concursos”, informou a assessoria do TJ MG.

Comissão já formada

A comissão organizadora do concurso do Tribunal de Justiça de Minas Gerais está formada. A informação foi divulgada no Diário do Judiciário Eletrônico no dia 11 de março.

O grupo deverá definir aspectos do edital e escolher a empresa para ser a banca. No início do ano, foi divulgada a informação que o TJ MG já havia iniciado os preparativos para a realização dos dois novos concursos: um para juízes substitutos e outro para a área de apoio (nos cargos de oficial e analista judiciário). O número de vagas ainda está em análise.

Segundo o Centro de Imprensa do TJ MG, o presidente do Tribunal, Gilson Soares Lemes, já deliberou sobre a realização dos dois certames. Sendo assim, o órgão passará para etapa de operacionalização das seleções.

No dia 20 de janeiro, o presidente do órgão e todos os membros da Alta Administração assinaram oito atos de governança para os próximos meses. Um deles, em especial, prevê a “deflagração do procedimento administrativo para realização de concurso de servidores para o quadro de pessoal do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais em que não há certame válido”.

Vale lembrar que a Lei Complementar 173/2020, que estabelece o Programa de Enfrentamento ao Coronavírus, proíbe a realização de novos concursos até dezembro de 2021. Com exceção de reposição de cargos vagos.

Sendo assim, o TJ MG pode abrir uma nova seleção, desde que seja para preenchimento das vacâncias de quadro de pessoal efetivo. E, de acordo com as informações, o tribunal dispõe de mais de 2 mil cargos vagos em sua estrutura.

Unificação das Instâncias

A decisão foi autorizada pelo governador do estado, Romeu Zema Neto, em novembro de 2019. Com isso, as carreiras da primeira e segunda instância do Tribunal de Justiça de Minas Gerais estão unidas.

Segundo informações, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais agrupou e renomeou o cargo de Oficial Judiciário, abrangendo as carreiras de “Oficial Judiciário” e “Oficial de Apoio Judicial”, de nível médio de escolaridade, e também o cargo de Analista Judiciário, abrangendo o cargo de “Técnico Judiciário”, de nível superior de escolaridade.

Com isso, a expectativa é que o próximo concurso do órgão tenha as vagas para os cargos distribuídas para ambas as instâncias e não mais um edital para cada.

Vale lembrar que até 2019, o TJ MG tinha os trâmites para concursos separados para as duas instâncias. Por exemplo, o órgão já tinha contrato assinado com o Instituto AOCP para a seleção para a Primeira Instância, além de já ter definido o IBFC como organizadora para o concurso de Segunda Instância.

Com a unificação, o objeto dos contratos com as bancas organizadora perdeu a validade e uma nova escolha será realizada.

Últimos editais

1° instância

Realizado em 2017, o último certame do TJ MG – 1° Instância teve o provimento de 15 vagas, sendo 10 para Oficial de Apoio Judicial (Classe D) e cinco para Oficial Judiciário (classe D – especialização Comissário da Infância e da Juventude). Segundo o edital, ambas carreiras exigem formação em nível médio.

O processo seletivo foi dividido em:

  • Apoio Judicial (Classe D)
    • Prova Objetiva de múltipla escolha;
    • Digitação;
  • Oficial Judiciário (classe D – especialização Comissário da Infância e da Juventude)
    • Objetiva de múltipla escolha.

Foram assuntos cobrados nas provas:

  • Língua Portuguesa (25 questões);
  • Noções de Informática (15 questões);
  • Noções de Direito (25 questões);
  • Atos de Ofício (15 questões).

Clique aqui para conferir o edital na íntegra.

2° Instância

Realizado em 2011, o último edital do TJ MG – 2° Instância contou apenas com vagas para a formação de cadastro de reserva. As oportunidades foram para diversas áreas das carreiras de Técnico Judiciário e Oficial Judiciário.

O processo seletivo foi composto por provas objetivas e os assuntos variavam de acordo com a área escolhida pelo candidato.

Para conferir o edital na íntegra, clique aqui. 

Projeto LS cuida de você

Sabemos que para obter uma boa preparação não adianta possuir apenas a parte técnica e a dedicação. Precisamos ter um cuidado especial com a nossa mente e com o nosso corpo. Combinar boas horas de sono, uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas será o seu diferencial.

 Pensando nisso, a LS criou o mais novo programa que irá aumentar a sua performance em todas as áreas da sua vida!

 Apresentamos o projeto “LS CUIDA DE VOCÊ”.

 A iniciativa tem como objetivo apoiar os alunos nas principais áreas da sua vida para que possam obter uma alta performance durante a sua preparação para o concurso público almejado.

A nossa missão não é somente aprovar o concurseiro, mas também cuidar dele até a hora da prova.

Nossa equipe é formada por especialistas (Psicóloga, Educador Físico e Nutricionista) que acompanharão semanalmente, de forma gratuita, todos os alunos da LS.

Clique aqui para mais informações.

Inicie já a sua preparação para o concurso! Agende uma conversa gratuita com um professor orientador da LS.

QUER UMA CARREIRA PROMISSORA, ESTABILIDADE E OS SALÁRIOS MAIS COBIÇADOS?

Fale
conosco
Contrate agora