Central de Notícias

NOTÍCIAS

Cursos AMAN, AFA e EN: Formação é equivalente ao bacharelado em Administração

08/11/2018

Boas notícias concurseiros! Foi publicado, em Diário Oficial da União, a decisão que reconhece que Cursos de Formação de Oficiais agora são equivalentes à Bacharelado em Administração. Os cursos que possuem essa equivalência são:

  • Bacharelado em Ciências Navais – habilitação Administração, oferecido pela Escola Naval da Marinha do Brasil;
  • Bacharelado em Ciências Militares – oferecido pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) do Exército Brasileiro;
  • Bacharelado em Ciências Aeronáuticas, oferecido pela Academia da Força Aérea (AFA), da Aeronáutica.

Em consequência disso, os Oficiais que desejarem, podem realizar seus registros nos Conselhos Regionais de Administração (CRAs) e serem reconhecidos como Administradores. Esse reconhecimento permitirá o exercício de atividades previstas na Lei 4769/65, que regulamenta as atividades dos Administradores.

De acordo com o Art. 2° da Lei 4769, as atividades de um Administrador serão exercidas em:

  • Pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens, laudos, assessoria em geral, chefia intermediária, direção superior;
  • Pesquisas, estudos, análise, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e contrôle dos trabalhos nos campos da administração, como administração e seleção de pessoal, organização e métodos, orçamentos, administração de material, administração financeira, relações públicas, administração mercadológica, administração de produção, relações industriais, bem como outros campos em que esses se desdobram ou aos quais sejam conexos.

Essa decisão permite que os Oficiais formados nos cursos de administração da Aman, EN e AFA poderão prestar concursos públicos para vagas que exigem formação superior em administração.

A resolução normativa pode ser conferida neste link.