MPU: Em razão do coronavírus, edital pode ser divulgado apenas no final do ano
19/03/2020

Atenção concurseiros! De acordo com o diretor executivo do Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério Público da União (SindMPU), Adriel Gael, o edital do concurso público do MPU deverá ser divulgado apenas no final do ano. O motivo é a pandemia do coronavírus.
Em seu canal no youtube, o diretor explicou que o cronograma da seleção deve ser revisto diante da orientação dos órgãos públicos de evitar aglomerações. Vale lembrar que outras provas já foram suspensas pelo Brasil.
Gael acredita que o edital do concurso do MPU, previsto para agosto ou setembro, seja divulgado apenas mais para o final do ano de 2020. Ainda em seu canal, o diretor executivo explicou que é provável que todo o planejamento do certame tenha um atraso por conta do coronavírus.
O diretor executivo do SindMPU aproveitou ainda para recomendar que as pessoas usem o período de quarentena para colocar os estudos em dia. Para mais informações sobre como aproveitar seu tempo durante a quarentena, clique neste link.
Concurso do MPU
O próximo passo do concurso do Ministério Público da União será a formação da comissão organizadora, responsável pelos preparativos da seleção, até a publicação do edital. Entre as funções do grupo, destaca-se a escolha e contratação da Banca.
O número de vagas e quais cargos serão ofertados pelo certame ainda não foram oficialmente divulgados. A seleção tem como objetivo suprir a carência de servidores de órgão, sobretudo as aposentadorias que aumentaram após a Reforma da Previdência.
Último edital
Realizado em 2018, com organização do Cebraspe, o último concurso do MPU teve o provimento de 47 vagas para as carreiras de Analista do MPU, com especialidade em Direito, e Técnico do MPU, com especialização em Administração. As remunerações são de R$ 11.259,81 para o cargo de Analista e R$ 6.862,72 para o cargo Técnico.
A prova do concurso será dividida da seguinte forma:
- Cargo de Analista do MPU – especialização em Direito
- Prova Objetiva – Conhecimentos Gerais (50 questões);
- Prova Objetiva – Conhecimentos Específicos (70 questões);
- Prova Discursiva – Redação (até 30 linhas).
- Cargo de Técnico do MPU – especialização em Administração:
- Prova Objetiva – Conhecimentos Gerais (50 questões);
- Prova Objetiva – Conhecimentos Específicos (70 questões).
Para mais informações sobre o último edital do MPU, clique neste link.