Central de notícias

MPU: Órgão deve abrir novo concurso de remoção em outubro

30/09/2020

Compartilhe:

Temos um convite para você!

Agende uma conversa gratuita com um professor orientador e conheça a nossa orientação de estudos.

Agendar conversa gratuita

Atenção, concurseiros! De acordo com as informações, o Ministério Público da União está nas etapas finais para abertura de um novo concurso de remoção interna. Segundo o Sindicato Nacional dos Servidores do MPU (SindMPU), a previsão é que o edital de remoção seja divulgado até a primeira quinzena de outubro.

Antes da realização de um certame externo ou da nomeação de aprovados, é comum que os órgão façam uma seleção interna. Em casos assim, os próprios servidores podem ocupar posições que estão em aberto. Sendo assim, os funcionários podem trocar de lotação, de acordo com a disponibilidade das vagas.

Os cargos que, mesmo após o edital de remoção, permanecerem sem preenchimento são disponibilizados aos aprovados nos certames externos. 

Segundo as informações, o Ministério Público da União costuma realizar duas seleções de remoção por ano. Porém, em função da pandemia, os concursos internos deste ano ainda não foram realizados.

“Estamos chegando ao fim do ano e não houve nenhum processo de remoção, a administração tem cargos a serem providos no máximo até fevereiro do ano que vem”, afirma o diretor-executivo do SindMPU, Adriel Gael.

Concurso MPU

Segundo informações, o concurso do Ministério Público da União segue como um dos propósitos da atual gestão. Vale lembrar que o Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2021 trouxe a previsão do provimento de 127 cargos para o MPU.

Por meio da Assessoria de Imprensa, o órgão não deu detalhes se todos os provimentos seriam para o último concurso, realizado em 2018 e ainda em validade, ou para uma próxima seleção para a área de apoio.

De acordo com informações, no momento, os esforços são para o combate à pandemia de coronavírus. Sendo assim, a expectativa é que os trâmites do edital voltem assim que a situação sanitária no país for normalizada.

Em razão do COVID-19, o novo edital do Ministério Público da União poderá ser divulgado apenas em 2021. Segundo o Sindicato Nacional dos Servidores do órgão (SindMPU), essa previsão foi passada pelo secretário-geral adjunto do órgão.

A vontade era de realizar o concurso ainda em 2020, porém, em razão do cenário de pandemia, a previsão ficou apenas para o próximo ano.

O número de vagas e quais cargos serão ofertados pelo certame ainda não foram oficialmente divulgados. A seleção tem como objetivo suprir a carência de servidores de órgão, sobretudo as aposentadorias que aumentaram após a Reforma da Previdência.

Último edital

Realizado em 2018, com organização do Cebraspe, o último concurso do MPU teve o provimento de 47 vagas para as carreiras de Analista do MPU, com especialidade em Direito, e Técnico do MPU, com especialização em Administração. As remunerações são de R$ 11.259,81 para o cargo de Analista e R$ 6.862,72 para o cargo Técnico.

A prova do concurso será dividida da seguinte forma:

  • Cargo de Analista do MPU – especialização em Direito
    • Prova Objetiva – Conhecimentos Gerais (50 questões);
    • Prova Objetiva – Conhecimentos Específicos (70 questões);
    • Prova Discursiva – Redação (até 30 linhas).
  • Cargo de Técnico do MPU – especialização em Administração:
    • Prova Objetiva – Conhecimentos Gerais (50 questões);
    • Prova Objetiva – Conhecimentos Específicos (70 questões).

Para mais informações sobre o último edital do MPU, clique neste link.

Inicie já a sua preparação! Agende uma conversa gratuita com um professor orientador da LS. 

QUER UMA CARREIRA PROMISSORA, ESTABILIDADE E OS SALÁRIOS MAIS COBIÇADOS?

Fale
conosco
Contrate agora