Central de notícias

Concurso PC PA: com edital divulgado, inscrições finalizam nesta quinta-feira, dia 4

03/02/2021

Compartilhe:

Temos um convite para você!

Agende uma conversa gratuita com um professor orientador e conheça a nossa orientação de estudos.

Agendar conversa gratuita

Atenção, concurseiros! As inscrições do concurso da Polícia Civil do Pará finalizam nesta quinta-feira, dia 4 de fevereiro, às 23h59. A candidatura poderá ser realizada no site da banca.

As taxas de inscrições são de R$ 70 para Investigador, Escrivão e Papiloscopista e R$ 140 para a carreira de Delegado. Os valores podem ser pagos até o dia 5 de fevereiro.

O concurso

O certame terá o provimento de 1.088 vagas para as carreiras de:

  • Investigador (506 vagas);
  • Escrivão (252 vagas);
  • Papiloscopista (65 vagas);
  • Delegado (265 vagas).

Para a carreira de Investigador é necessário possuir formação em nível médio e carteira de habilitação nacional, categoria “B”. Já os cargos de Escrivão e Papiloscopista exigem formação superior em qualquer área de conhecimento e a carreira de Delegado exige graduação em Direito.

Processo Seletivo

O concurso da PC PA será dividido em:

  • Provas objetivas e discursiva (ou peça processual)
  • TAF (Teste de Aptidão Física)
  • Exame médico
  • Avaliação psicológica
  • Investigação social e criminal

Serão assuntos cobrados:

Delegado

Investigador

Papiloscopista

Escrivão

Para os cargos de Investigador, Escrivão e Papiloscopista, as provas objetiva e discursiva serão aplicadas no dia 28/03/2021. Já para o cargo de Delegado, as avaliações estão previstas para 21/03/2021.

Clique aqui para conferir o edital da PC PA.

Primeira retificação

O edital da Polícia Civil do Pará sofreu retificações e diversos tópicos do documento foram alterados. Confira as principais mudanças:

  • O candidato poderá efetuar inscrição para mais de um cargo do Concurso Público, desde que a prova objetiva seja realizada em períodos distintos para cada cargo, devendo observar os períodos de aplicação da prova (manhã e tarde) estabelecidos na Tabela 2.1 deste Edital;
  • No caso de duas ou mais inscrições de um mesmo candidato para o mesmo período de realização da prova, será considerada a última inscrição realizada com data e horário mais recente, independente da data em que o pagamento tenha sido realizado. As demais inscrições serão canceladas automaticamente, não havendo ressarcimento do valor pago, ou transferência do valor pago para outro candidato, ou, ainda, para inscrição realizada para outro cargo;
  • Para a segurança dos candidatos e a garantia da lisura do concurso, o Instituto AOCP poderá proceder à coleta de impressão digital e fotográfica de todos os candidatos, de forma individual ou coletiva, para confirmação da presença e da identidade quando da realização das provas e (ou) etapas;
  • Corrida: no tempo de 12 (doze) minutos, o candidato efetuará um deslocamento contínuo, podendo andar ou correr, onde a distância mínima exigida será de 1.600 (hum mil e seiscentos) metros para o sexo feminino e 2.000 (dois mil) metros para o sexo masculino;
  • Fica RETIFICADO o subitem 14.6.1, alíneas “c.1 e “c.2”, do Edital de Abertura C-206, referente as condições para ser considerado apto no Exame Médico, conforme segue:
    • GERAIS: cirurgias mutiladoras; neoplasias malignas; doenças crônicas e/ou agudas incapacitantes; demais moléstias e/ou defi ciências físicas e/ ou mentais que inabilitem o candidato para a atividade policial. c.2) ESPECÍFICAS: sopros orgânicos, arritmias cardíacas; hipotensão ou hipertensão arterial que esteja acompanhada de sintomas, que possuam caráter permanente e/ou que dependa de medicação para o seu controle; vasculopatias evidentes ou limitantes; hérnias; grandes desvios de coluna vertebral; artropatia crônica; doenças ósseas; distúrbios importantes da mímica e da fala; disritmia cerebral; distúrbios da sensibilidade táctil, térmica e/ou dolorosa; incoordenação motora, bem como doenças incuráveis.

Clique aqui para conferir a retificação na íntegra.

Projeto LS cuida de você

Sabemos que para obter uma boa preparação não adianta possuir apenas a parte técnica e a dedicação. Precisamos ter um cuidado especial com a nossa mente e com o nosso corpo. Combinar boas horas de sono, uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas será o seu diferencial.

 Pensando nisso, a LS criou o mais novo programa que irá aumentar a sua performance em todas as áreas da sua vida!

 Apresentamos o projeto “LS CUIDA DE VOCÊ”.

 A iniciativa tem como objetivo apoiar os alunos nas principais áreas da sua vida para que possam obter uma alta performance durante a sua preparação para o concurso público almejado.

A nossa missão não é somente aprovar o concurseiro, mas também cuidar dele até a hora da prova.

Nossa equipe é formada por especialistas (Psicóloga, Educador Físico e Nutricionista) que acompanharão semanalmente, de forma gratuita, todos os alunos da LS.

Clique aqui para mais informações.

Inicie já a sua preparação para o concurso! Agende uma conversa gratuita com um de nossos professores orientadores.

QUER UMA CARREIRA PROMISSORA, ESTABILIDADE E OS SALÁRIOS MAIS COBIÇADOS?

Fale
conosco
Contrate agora