Central de Notícias

NOTÍCIAS

PC PB: Adepdel acredita em aval para novo concurso

30/11/2020

Atenção, concurseiros! A Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba informou acreditar que o estado dará o aval para a realização de um novo concurso da Polícia Civil PB.

Em suas redes sociais, a Adepdel divulgou que “estamos confiantes que a Secretaria de Segurança e Delegacia Geral abraçarão as duas principais dificuldades da polícia civil: cumprimento da Lei 9082/2010 e concurso público”.

Na última quinta-feira, dia 26, a Adepdel esteve em reunião com delegados da 3ª Superintendência Regional de Polícia Civil para discutir sobre o descumprimento, por parte do Estado, da Lei 9082/2010, que criou o subsídio da Polícia Civil como forma de pagamento.

A pauta do encontro também abordou as dificuldades dos policiais em meio ao déficit da categoria. “Delegacia Seccional como Itaporanga, que abrange 20 cidades, está apenas com quatro delegados para responder pelos municípios 24 horas por todos os dias da semana. A Superintendência dispõe de menos de 40 delegados, para uma área de quase 1 milhão de habitantes”, detalhou a categoria.

Ainda segundo as informações, em 2018, a Adepdel entregou ao Governo da Paraíba um estudo sobre a necessidade de reestruturação da Polícia Civil e, dentre os pontos principais, além do cumprimento da Lei do subsídio, estava a necessidade de um novo concurso para a PC PB.

No início de novembro, o presidente da Associação, Steferson Nogueira, destacou a importância da tomada de iniciativas para a realização de um novo concurso para a PC PB.

Em vídeo publicado, o presidente explica que “são 12 anos sem um concurso público para delegado. O cenário atual é esse e não dá mais para continuar assim: trabalhar até morrer ou morrer de trabalhar”.

Último edital

Realizado em 2008, o último concurso da Polícia Civil da Paraíba teve o provimento de mais de 1.000 vagas para cargos de níveis médio e superior. A distribuição das oportunidades para cargos que exigem graduação foi feita de seguinte maneira:

  • Delegado de Polícia (33 vagas);
  • Perito Oficial Criminal (35 vagas);
  • Perito Oficial Químico Legal (16 vagas);
  • Perito Oficial Médico-Legal (26 vagas);
  • Perito Oficial Odonto-Legal (16 vagas);
  • Agente de Investigação (569 vagas);
  • Escrivão de Polícia (214 vagas).

O processo seletivo de cada carreira foi dividido em diversas etapas, sendo as provas objetivas e discursivas as primeiras partes da seleção.

Clique aqui para conferir na íntegra o edital de 2008 da PC PB.

Inicie já a sua preparação para o concurso da PC PB! Agende uma conversa gratuita com um professor orientador da LS.

Compartilhe: