Central de Notícias

NOTÍCIAS

PC RN: Pedido de concurso avança e escolha de Organizadora se aproxima

26/02/2020

Ótimas notícias concurseiros! O processo para organização do próximo edital da Polícia Civil do Rio Grande do Norte voltou a tramitar nesta semana. Na última terça-feira, dia 25 de fevereiro, a solicitação do certame chegou ao Gabinete do Secretário, com isso, ao que tudo indica, a Banca poderá ser anunciada o quanto antes.

Vale lembrar que apenas neste mês, a seleção da PC RN apresentou 12 movimentações por diversas unidades. O pedido passou pela Secretária de Estado, Coordenadoria de Planejamento Orçamentário, Chefe de Gabinete e Protocolo da Seplan – Secretaria de Planejamento.

Ainda não há uma data definida para que a Banca Organizadora do certame seja divulgada. Quando anunciada, a empresa será responsável pela publicação do edital completo com todas as regras, além de receber as inscrições e aplicar as principais etapas de seleção. A previsão é que o nome da Banca seja divulgado ao longo do mês de março.

O concurso

O edital da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, com 403 vagas, deverá ser lançado no mês de abril. A informação foi divulgada pela delegada-geral, Ana Cláudia Saraiva Gomes, em entrevista à TV Tropical. 

Com o mais recente cálculo, o processo seletivo contará com 403 vagas, sendo 307 para Agentes, 63 para delegados e 33 oportunidades para escrivães.

Ainda segundo Gomes, a PC RN pretende trabalhar com cadastro de reserva. “A lei complementar n° 270, que é o Estatuto da Polícia Civil, estabelece que deverão ser chamados para o curso de formação um quantitativo de candidatos que represente até três vezes o número das vagas existentes. Então nós iremos constituir esse cadastro de reserva, até porque nós temos um déficit de efetivo considerável”, garantiu.

A delegada-geral explicou ainda que, de acordo com o edital, o cronograma do concurso seguirá de modo que, a partir do segundo semestre deste ano, já sejam realizados sucessivos cursos de formação. A expectativa é que no início de 2021 a corporação já tenha turmas formadas para que possam contratar os novos concursados.

Atribuições e requisitos dos cargos
Delegado

Para concorrer a uma das vagas para a carreira é necessário possuir diploma de bacharel em Direito. São atividades desenvolvidas pelo cargo:

  • Instaurar e presidir inquéritos policiais e demais procedimentos; 
  • Exercer atribuições previstas na legislação processual penal de competência da autoridade policial; 
  • Dar cumprimento a mandados de prisão expedidos pela Autoridade Judiciária; 
  • Adotar medidas necessárias ao controle da criminalidade.
Agente da PC RN

O cargo exige formação superior em qualquer área de conhecimento. São responsabilidades da carreira:

  • Levantar todas as informações que conduzam ao esclarecimento dos delitos denunciados; 
  • Efetuar prisões em flagrante, busca pessoal e apreensões; 
  • Cumprir mandados expedidos pela autoridade policial competente; 
  • Dirigir, conforme habilitação e de acordo com a devida designação, veículos automotores em missões policiais.
Escrivão

Assim como Agente da PC RN, o cargo de Escrivão exige formação superior em qualquer área de conhecimento. São atividades desenvolvidas pela carreira:

  • Reduzir a termo as declarações, os interrogatórios, os depoimentos, os autos de prisão em flagrante; 
  • Autuar, preparar e ordenar documentos e peças de inquéritos policiais e processos penais sob sua guarda; 
  • Preparar ordens de serviço, mandados de intimação, mandados de condução coercitiva e demais documentos.
Inicie já a sua preparação para o concurso! Agende uma conversa gratuita com um professor orientador da LS. 

Compartilhe: