Central de notícias

PM PA: Segunda etapa da escolha da banca acontecerá sexta-feira, dia 21

17/08/2020

Compartilhe:

Temos um convite para você!

Agende uma conversa gratuita com um professor orientador e conheça a nossa orientação de estudos.

Agendar conversa gratuita

Boas notícias, concurseiros! A segunda fase do processo licitatório de contratação da Banca do concurso da Polícia Militar do Pará já tem data para ser realizada. De acordo com uma publicação do Diário Oficial do Estado, a próxima etapa da seleção será realizada nesta sexta-feira, dia 21 de agosto, às 9h.

Vale lembrar que seguem habilitadas para a segunda fase as seguintes empresas:

  • Cebraspe; 
  • Cetap;
  • Instituto AOCP; 
  • Consulplan; 
  • Iades;
  • Fadesp.

De acordo com a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração do Pará (Seplad), o nome da banca organizadora do concurso da Polícia Militar do estado deverá ser divulgado até o mês de novembro de 2020.

O concurso

Segundo as informações, as oportunidades do concurso PM PA serão divididas entre:

  • 2.310 vagas para soldado;
  • 95 para oficial combatente.

Vale lembrar que os requisitos para as carreiras já foram confirmadas também. Para concorrer ao cargo de Soldado é necessário possuir formação em nível médio, já para a carreira de Oficial Combatente o candidato deve ter formação em nível superior.

São outros requisitos para cada uma das carreiras:

  • Soldado (remuneração de R$ 3,4 mil)
    • Idade mínima de 18 anos na data de matrícula no curso e máxima de 30 anos no último dia de inscrição no concurso;
    • Altura mínima de 1,65 m, se do sexo masculino, e 1,60 m, se do sexo feminino.
  • Oficial Combatente (remuneração de R$ 6,2 mil)
    • Ter até 35 anos de idade até o último dia da inscrição no concurso;
    • Altura mínima de 1,65 m, se do sexo masculino, e 1,60 m, se do sexo feminino.
Mudanças na corporação

Foi aprovado, no último dia 26 de novembro, novas regras elaboradas pela Polícia Militar do Pará para o ingresso de Oficiais na corporação. O Projeto de Lei nº 334/2019 foi aprovado pelas Comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO), de Constituição e Justiça (CCJ) e de Segurança Pública (CSP) do estado.

De acordo com as novas regras, a primeira mudança está relacionada à formação exigida para o cargo. Agora, os candidatos à Oficiais da PM PA deverão apresentar diploma em formação superior no curso de Direito. 

A mudança tem o objetivo de diminuir o tempo do Curso de Formação (CFO), uma vez que 50% do curso é para qualificar o futuro oficial na área de Direito, tempo que leva três anos. Com essa alteração, o CFO terá uma duração de 1 ano e meio, no máximo. 

A segunda alteração para ingressar na PM PA é em relação a idade mínima dos candidatos. Antes, era obrigatório ter, no mínimo, 35 anos, agora passa a ser 30 anos, com o objetivo de adequar-se à reforma da previdência. 

Possíveis mudanças na propostas do projeto serão debatidas ainda na votação em plenário.

Último edital

A Polícia Militar do estado do Pará não publica um edital desde 2016. Na época, foram ofertadas 2.194 vagas, sendo 160 oportunidades para o Curso de Formação de Oficiais (nível superior), 34 para o Curso de Formação de Oficiais na área de Saúde (ensino superior) e 2 mil vagas para o Curso de Formação de Praças (nível médio).

O processo seletivo foi dividido em Prova objetiva (Língua Portuguesa; Matemática; Atualidades, Noções de Direito; Legislação Institucional; História e; Geografia); Prova discursiva; Avaliação de saúde; Testes de aptidão física; Avaliação psicológica; Análise de títulos; e Investigação de antecedentes pessoais.

Inicie já a sua preparação para o concurso! Agende uma conversa gratuita com um professor orientador da LS. 

QUER UMA CARREIRA PROMISSORA, ESTABILIDADE E OS SALÁRIOS MAIS COBIÇADOS?

Fale
conosco
Contrate agora