Sefaz AL: Extrato de contrato com Banca é publicado
21/08/2019

Ótimas notícias concurseiros! Foi divulgado nesta quarta-feira, dia 21 de agosto, o extrato com a banca organizadora do concurso da Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas. Sendo assim, o Cespe é oficialmente responsável pela prestação de serviços técnico-especializados para organização e realização do certame da Sefaz AL.
De acordo com informações, o edital terá o provimento de 60 vagas para a carreira de Auditor Fiscal, além de 25 vagas Auditor de Finanças e Arrecadação. As provas do certame estão previstas para acontecer em janeiro de 2020.
Com a divulgação do extrato de contrato com o Cespe/Cebraspe, a expectativa é que o edital do concurso Sefaz AL seja divulgado já nos próximos dias.
Proposta do Cespe/Cebraspe
No documento com a proposta apresentada pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE), alguns detalhes podem ser importantes para os concurseiros que visam uma das vagas deste certame.
Escolaridade
A carreira de Auditor Fiscal exige nível superior completo em qualquer área de formação. Já para o cargo de Auditor de Finanças é necessário bacharel em Direito, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Administração ou Informática.
Etapas do concurso
O certame da Sefaz AL será dividido em duas etapas, realizadas em dois dias consecutivos, sendo a prova objetiva em um sábado e a discursiva no domingo.
A prova objetiva poderá ter 160 questões, sendo 100 de conhecimentos básicos e 60 de conhecimentos específicos. Na proposta do Cebraspe não há a definição sobre as questões serem de múltipla escolha ou do tipo “certo ou errado”.
De acordo com a Sefaz AL, estas deverão ser as disciplinas exigidas para cada cargo nas provas objetivas:
- Auditor Fiscal
- Informática
- Português
- Legislação Tributária do ICMS
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Direito Tributário
- Direito Civil
- Direito Penal
- Contabilidade privada
- Estatística
- Noções de Economia
- Raciocínio Lógico
- Auditor de Finanças
- Informática
- Português
- Economia
- Direito Administrativo
- Direito Constitucional
- Direito Financeiro
- Direito Tributário
- Finanças Públicas
- Estatística
- Contabilidade Pública
- Raciocínio Lógico
A prova discursiva será composta por três estudos de caso acerca de tema um tema específico de cada cargo, cada uma com até 20 linhas.
Remuneração
O salário inicial dos cargos é de R$ 9.471,42, Auditor Fiscal, e R$ 8.264,90, Auditor de Controle. Porém, de acordo com a Lei Nº 7973/2018 a remuneração destas carreiras ainda é constituída de:
- Vencimento;
- Adicionais por tempo de serviço;
- Prêmio de produtividade fiscal;
- Adicional noturno;
- Adicional de transporte e alimentação; e
- Demais vantagens pecuniárias previstas em lei para o servidor público civil.