Central de notícias

TCM Rio: Tribunal adia retomada das atividades

15/06/2020

Compartilhe:

Temos um convite para você!

Agende uma conversa gratuita com um professor orientador e conheça a nossa orientação de estudos.

Agendar conversa gratuita

Atenção, concurseiros! A retomada das atividades do Tribunal de Contas de Município do Rio de Janeiro foi adiada. Segundo a Assessoria do órgão, a presidência optou por estender a quarentena até o dia 29 de junho. A previsão era que o TCM Rio voltasse a trabalhar nesta segunda-feira, 15.

Mesmo sem uma data definida para a retomada dos trabalhos da seleção, a expectativa é que a comissão organizadora do concurso retome os preparativo do concurso assim que as atividades do órgão forem normalizadas. 

O próximo passo da seleção é a escolha da banca responsável pela organização do certame. Ao que tudo indica, o Cebraspe será a empresa escolhida, uma vez que o mesmo foi indicado pela própria comissão do concurso para ficar à frente das etapas de seleção.

Depois de assinado o contrato, o tribunal e a empresa deverão se reunir para definir os últimos detalhes do edital do concurso TCM RJ. Entre eles, as datas referentes ao período de inscrição e datas de prova.

O concurso

Em janeiro de 2020, foram divulgadas informações a respeito do concurso do TCM-RJ. Em relação ao quantitativo de vagas, o documento informou que o concurso do órgão deverá conter 23 oportunidades para a carreira de Auditor de Controle Externo, que exige formação em nível superior, e cinco vagas para a especialidade de Tecnologia da Informação. 

A proposta é que o certame do TCM-RJ tenha uma prova objetiva e outra discursiva, ambas realizadas na mesma data, porém, em turnos diferentes.

Outra informação divulgada pela Comissão é de que a prova de múltipla escolha deverá possuir 100 questões. Já a avaliação discursiva poderá ser composta por três questões e um estudo de caso.

Requisitos e atribuições

De acordo com a nota da comissão do concurso, são informações dos cargos:

    • Auditor de Controle Externo: Especialidade Tecnologia da Informação
      • Requisitos: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior na área de Tecnologia da Informação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); ou diploma, devidamente registrado, de conclusão de qualquer curso de nível superior, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC acompanhado de certificado de curso de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) na área de Tecnologia da Informação de, no mínimo, 360 horas, fornecido por instituição reconhecida pelo MEC; 
      • Atribuições: Planejar, conceber, coordenar, gerenciar e participar de ações para a implementação de soluções de Tecnologia da Informação, bem como prover e manter em funcionamento essa estrutura tecnológica, composta por sistemas, serviços, equipamentos e programas de informática necessários ao funcionamento do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro; Planejar, conceber, coordenar, gerenciar e participar de ações relacionadas à realização de auditorias de sistemas; Executar outras tarefas correlatas a critério do seu superior imediato.
    • Auditor de Controle Externo
      • Requisitos: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC);
      • Atribuições: Desenvolver atividades de planejamento, coordenação e execução relativas à fiscalização e ao controle externo da arrecadação e aplicação de recursos do Município, bem como da administração desses recursos, examinando a legalidade, legitimidade, economicidade, eficiência e efetividade, em seus aspectos financeiro, orçamentário, contábil, patrimonial e operacional, dos atos daqueles jurisdicionados ao Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro; Executar atividades relacionadas ao desenvolvimento organizacional do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro; Executar outras tarefas correlatas a critério do seu superior imediato. 

Para mais informações, leia na íntegra a nota informativa da comissão do concurso do TCM-RJ. 

Último edital

Realizado em 2010, com organização da Fundação João Goulart, o último concurso do TCM-Rio ofereceu 20 vagas para o cargo de Técnico de Controle Externo. Na época, o cargo de Auditor que era chamado de Técnico, possuía remuneração de R$ 8,6 mil. 

Para concorrer a uma das vagas, era necessário que o candidato tivesse formação superior em qualquer área de conhecimento.

O processo seletivo do certame foi dividido em:

  • Conhecimentos Básicos
    • Língua Portuguesa (20 questões);
    • Auditoria (10 questões);
    • Contabilidade Geral (10 questões);
    • Contabilidade Pública (10 questões);
    • Matemática Financeira (10 questões);
    • Raciocínio Lógico (10 questões).
  • Conhecimento Específicos
    • Direito Administrativo (20 questões);
    • Direito Constitucional (15 questões);
    • Direito Financeiro (15 questões);
    • Noções de Informática (5 questões);
    • Instrumentos de Controle Externo (10 questões);
    • Ética do Servidor na Administração Pública (5 questões).

Para mais informações, acesse o edital de 2010 do TCM-Rio.

Se interessou pelo certame do TCM RJ? Inicie já a sua preparação! Agende uma conversa gratuita com um professor orientador da LS. 

QUER UMA CARREIRA PROMISSORA, ESTABILIDADE E OS SALÁRIOS MAIS COBIÇADOS?

Fale
conosco
Contrate agora