Central de Notícias

NOTÍCIAS

TCM RJ: Preparativos serão retomados após quarentena

31/03/2020

Atenção concurseiros! Na última sexta-feira, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, divulgou novas medidas preventivas para o controle e combate do coronavírus (COVID-19) no município. Com isso, os preparativos para o concurso do TCM-Rio devem demorar um mais para serem retomados, uma vez que o órgão irá aguardar a normalização da situação para dar continuidade aos trabalhos iniciais da seleção. 

Segundo a Assessoria de Imprensa do TCM-Rio, as atividades do órgão seguem paralisadas desde o início da quarentena. Sendo assim, os integrantes da comissão organizadora do concurso não estão se reunindo para discutir os detalhes que ainda faltam para a publicação do edital. 

A previsão era que os trabalhos parassem por 15 dias, porém, ainda segundo o setor de imprensa do órgão, não há previsão para a retomada dos preparativos e o que dependerá do retorno deles é o avanço da epidemia do Coronavírus. 

O próximo passo do concurso do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro será a formalizar a contratação da banca organizadora do certame. Ao que tudo indica, a empresa que ficará responsável pela seleção do órgão será o Cebraspe, que foi indicado pela própria comissão organizadora da seleção.

O concurso

Em janeiro de 2020, foram divulgadas informações a respeito do concurso do TCM-RJ. Em relação ao quantitativo de vagas, o documento informou que o concurso do órgão deverá conter 23 oportunidades para a carreira de Auditor de Controle Externo, que exige formação em nível superior, e cinco vagas para a especialidade de Tecnologia da Informação. 

A proposta é que o certame do TCM-RJ tenha uma prova objetiva e outra discursiva, ambas realizadas na mesma data, porém, em turnos diferentes.

Outra informação divulgada pela Comissão é de que a prova de múltipla escolha deverá possuir 100 questões. Já a avaliação discursiva poderá ser composta por três questões e um estudo de caso.

Requisitos e atribuições

De acordo com a nota da comissão do concurso, são informações dos cargos:

    • Auditor de Controle Externo: Especialidade Tecnologia da Informação
      • Requisitos: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior na área de Tecnologia da Informação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); ou diploma, devidamente registrado, de conclusão de qualquer curso de nível superior, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC acompanhado de certificado de curso de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) na área de Tecnologia da Informação de, no mínimo, 360 horas, fornecido por instituição reconhecida pelo MEC; 
      • Atribuições: Planejar, conceber, coordenar, gerenciar e participar de ações para a implementação de soluções de Tecnologia da Informação, bem como prover e manter em funcionamento essa estrutura tecnológica, composta por sistemas, serviços, equipamentos e programas de informática necessários ao funcionamento do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro; Planejar, conceber, coordenar, gerenciar e participar de ações relacionadas à realização de auditorias de sistemas; Executar outras tarefas correlatas a critério do seu superior imediato.
    • Auditor de Controle Externo
      • Requisitos: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC);
      • Atribuições: Desenvolver atividades de planejamento, coordenação e execução relativas à fiscalização e ao controle externo da arrecadação e aplicação de recursos do Município, bem como da administração desses recursos, examinando a legalidade, legitimidade, economicidade, eficiência e efetividade, em seus aspectos financeiro, orçamentário, contábil, patrimonial e operacional, dos atos daqueles jurisdicionados ao Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro; Executar atividades relacionadas ao desenvolvimento organizacional do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro; Executar outras tarefas correlatas a critério do seu superior imediato. 

Para mais informações, leia na íntegra a nota informativa da comissão do concurso do TCM-RJ. 

Último edital

Realizado em 2010, com organização da Fundação João Goulart, o último concurso do TCM-Rio ofereceu 20 vagas para o cargo de Técnico de Controle Externo. Na época, o cargo de Auditor que era chamado de Técnico, possuía remuneração de R$ 8,6 mil. 

Para concorrer a uma das vagas, era necessário que o candidato tivesse formação superior em qualquer área de conhecimento.

O processo seletivo do certame foi dividido em:

  • Conhecimentos Básicos
    • Língua Portuguesa (20 questões);
    • Auditoria (10 questões);
    • Contabilidade Geral (10 questões);
    • Contabilidade Pública (10 questões);
    • Matemática Financeira (10 questões);
    • Raciocínio Lógico (10 questões).
  • Conhecimento Específicos
    • Direito Administrativo (20 questões);
    • Direito Constitucional (15 questões);
    • Direito Financeiro (15 questões);
    • Noções de Informática (5 questões);
    • Instrumentos de Controle Externo (10 questões);
    • Ética do Servidor na Administração Pública (5 questões).

Para mais informações, acesse o edital de 2010 do TCM-Rio.

Se interessou pelo certame do TCM RJ? Inicie já a sua preparação! Agende uma conversa gratuita com um professor orientador da LS. 

Compartilhe: